Orgânicos: mais sabor, mais benefícios

Alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos. Certo. Mas também são muito mais. O alimento orgânico tem o sabor mais acentuado e sua produção respeita a natureza, pois evita a contaminação do solo, da água e da vegetação. Assim como tal sistema valoriza os pequenos e médios produtores rurais, criando oportunidades para suas famílias. Embora não haja consenso sobre o valor nutricional dos alimentos orgânicos, já percebemos que suas vantagens são muitas.

Para ser considerado orgânico, todo o processo de produção deve utilizar técnicas que respeitem o ambiente e busquem a qualidade do alimento. Além de serem isentos de insumos artificiais como adubos químicos e agrotóxicos, os produtos orgânicos são livres de drogas veterinárias, de hormônios, de antibióticos, de corantes e de organismos geneticamente modificados. Na agricultura, por exemplo, são utilizados apenas sistemas naturais para combater as pragas e para fertilizar o solo.

Segundo o Ministério da Agricultura, solos mais ricos e balanceados, com adubos naturais produzem alimentos com maiores concentrações de nutrientes em comparação aos alimentos produzidos da forma convencional.

Além de frutas, verduras e legumes orgânicos, existem ovos e carnes também orgânicos. Tais alimentos já podem ser encontrados mais facilmente, estão nos supermercados, nas lojas de produtos naturais e nas feiras. O ponto negativo na compra de tais alimentos é o preço, ainda alto, pois a produção de alimentos orgânicos acontece em pequena escala.

Eu costumo frequentar a feira ecológica do bairro Tristeza, aos sábados pela manhã, que oferece alimentos orgânicos. Mas existem outras opções como essa em Porto Alegre, você pode conferir aqui no mapa.

Lembre-se: hortifrutigranjeiros precisam ser higienizados, sendo orgânicos ou não. Esqueceu qual a forma correta para a higienização? Confere aqui.

Inverno Studio
Crédito da foto: Shutterstock