Até seis meses, apenas leite materno

A cada fase da criança, existe uma forma de alimentação correta para o seu melhor desenvolvimento, mas as dúvidas são bastante frequentes. Avós, tios, todos tentam ajudar os pais com os cuidados do bebê, mas as informações são atualizadas conforme surgem novos estudos, assim, a alimentação que recebemos quando pequenos nem sempre é a mesma que é indicada por especialistas para os nossos filhos.

Nos primeiros seis meses, o bebê deve receber apenas o leite materno. Não dê água, chás nem qualquer outro alimento. Depois desse período, introduza, de forma gradual, a alimentação complementar à dieta, mantendo o leite materno até os dois anos de idade.

Nessa faixa de idade, deve-se oferecer à criança cereais, legumes, leguminosas e frutas. Os alimentos devem ser cozidos com o mínimo de sal e de temperos e não devem ser liquidificados. Para servir, apenas amasse com o garfo ou pique bem, deixando com consistência de mingau, chamada pastosa; as carnes podem ser desfiadas. Os alimentos complementares devem ser oferecidos de três a cinco vezes ao dia. Caso a criança não receba mais o leite materno, cinco vezes ao dia.

Veja algumas sugestões de papa:

Preste atenção à quantidade oferecida, pois, nessa idade, as crianças comem pouco. Pode não parecer, mas até cinco colheres é suficiente. Caso o bebê recuse no primeiro contato com o alimento, tente novamente e procure modificar a forma de preparo. Ofereça uma alimentação variada, mas evite açúcar, enlatados, frituras, refrigerantes, salgadinhos e outras guloseimas. O mel é totalmente contraindicado no primeiro ano de vida, pois há risco de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum.

Lembre-se sempre de cuidar da higiene no preparo e no manuseio dos alimentos, assim como de garantir a conservação e o armazenamento adequados. Em caso de dúvidas, procure um médico e/ou um nutricionista. As dicas aqui destacadas têm como base as indicações do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde.

Inverno Studio
Crédito da foto: Shutterstock
Noum Project