Auditorias de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

Sabia que existem diferentes tipos de auditorias de boas práticas de manipulação de alimentos? Realizo as auditorias interna e externa:

A auditoria interna consiste em verificar e diagnosticar os pontos fortes e fracos das empresas que manipulam alimentos. Para isso, é aplicado um checklist baseado nas legislações vigentes. O foco  pode ser a qualidade dos produtos oferecidos, a qualidade no atendimento, a higiene e a limpeza do local de produção ou no cumprimento das boas práticas de manipulação. A partir do checklist, é gerado um relatório de visita com os planos de ações para serem executados. Como o nome já diz a auditoria é feita dentro dos setores e diretamente com os manipuladores de alimentos.

Já a auditoria externa é comumente utilizada para avaliar os fornecedores de alimentos. Por exemplo, sou contratada para verificar as condições de higiene e limpeza e/ou a qualidade do fornecedor de hortifrutigranjeiros que entrega as mercadorias em determinada empresa. Tal atividade é de extrema importância quando o estabelecimento quer garantir a qualidade dos produtos ofertados aos clientes.

Trabalho há mais de cinco anos como consultora em serviços de alimentação e nutrição tais como padarias, supermercados, restaurantes, bistrôs e lares de idosos. Executo e oriento sobre as boas práticas de manipulação, elaborando as fichas técnicas, elaborando e aplicando o Manual de Boas Práticas e treinando os manipuladores da empresa. Além de elaborar tabelas nutricionais dos alimentos produzidos, dentre outras atividades que contemplam as normas das legislações vigentes.

Inverno Studio
Crédito da foto: Shutterstock