Frutas sempre à mão para suas receitas

Na primavera e no verão, a variedade de frutas, legumes e verduras aumenta e podemos fazer diversas preparações a partir delas. Mas, para conseguir armazenar por um tempo maior tais frutas e consumi-las com mais facilidade, é possível recorrer a alguns recursos. A dica de hoje é congelar.

O congelamento é indicado quando você deseja armazenar a fruta para utilizá-la como ingrediente de uma receita, como vitaminas e sorvetes, pois preserva as fibras, o ph e as características organolépticas, ou seja, a cor, o sabor, o odor e a textura, além de impedir o desenvolvimento de micro-organismos no alimento.

O processo é bastante simples. Primeiro, higienize corretamente as frutas, se não lembra como, confira aqui. Depois, seque cada uma delas com papel toalha ou com pano de prato para que não sejam criados cristais de gelo. Coloque-as em uma forma ou recipiente e leve ao congelador. No dia seguinte, transfira as frutas para sacos plásticos ou para potes de vidro com etiquetas de identificação. O congelamento pode durar até três meses, por isso a etiqueta de identificação é tão importante. Para descongelar, basta levar a fruta do congelador direto para a preparação.

Perdas nutricionais podem acontecer, mas não é preciso se preocupar, pois são pouco significativas, principalmente, se a fruta for congelada inteira, ou seja, casca e poupa. Quanto mais maduro o alimento estiver, melhor será o resultado após o descongelamento e, quanto menor o tempo entre a colheita e o congelamento da fruta, menos nutrientes se perderão.

Eu costumo congelar frutas como abacaxi, mamão, morango, melão, manga, framboesa, acerola, banana, amora, abacate e goiaba e utilizá-las para fazer sorvetes, vitaminas, geleias e sucos. Aproveite a variedade da estação sem desperdiçar alimentos.

Leia mais dicas sobre congelamento aqui.

Inverno Studio
Crédito da foto: Shutterstock