Para variar um pouquinho e substituir os pães tradicionais, separei uma receita que adoro. Além de não conter glúten, o Pão de Batata Doce fica fofinho e é ótimo para servir com pastinhas doces e salgadas. A receita é da Gilda Moreira, do blog Cozinhando Sem Glúten.
Ingredientes:
- 01 xícara (200 g) de purê de batata doce;
- 02 ovos;
- 01 colherinha de sal;
- 02 colheres (sopa) de farinha de linhaça;
- 03 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- 01 colher (sopa) de vinagre de maçã;
- 01 xícara de farinha de arroz;
- 01 xícara de polvilho doce;
- 01 colher (sopa) de fécula de batata;
- 02 colheres (sopa) de amido de milho;
- 01 colher (sopa) de açúcar;
- 01 sachê de fermento biológico seco;
- 01 copo de água morna;
- 01 colher de chá de CMC ou de Goma Xantana – espessantes que ajudam a ligar as massas sem glúten.
Modo de Preparo:
Cozinhe a batata até ficar mole, então, amasse com um garfo ou com um amassador transformando-a em purê. Reserve. Prepare o fermento, misturando fermento, açúcar e água. Tampe e deixe descansando até dobrar de volume e formar uma camada de espuma por cima.
Enquanto isso, misture na tigela da batedeira as farinhas, a linhaça, o sal e o CMC – ou a goma xantana. Abra espaço entre os ingredientes secos e coloque os ovos, o vinagre, o purê de batata e o fermento levedado – todo o conteúdo. Bata por quatro minutos. A massa deve ficar firme. Se ficar muito mole, acrescente um pouquinho de farinha, se ficar muito dura, um pouquinho de água.
Transfira a massa para uma forma grande ou para duas menores e deixe descansando em um lugar abafado para que cresça. Pode ser dentro do micro-ondas ou do forno quentinho, mas desligado. Depois que crescer, leve ao forno a 1800, até dourar, por cerca de 30 minutos. Retire, desenforme e deixe esfriar. Pronto!