Pinhão: rico em fibras e cheio de benefícios

pinhão

Alimentos da estação oferecem diversas vantagens: são frescos, mais baratos e possuem uma disponibilidade maior de nutrientes. Além de tais benefícios, o pinhão é regional e guarda propriedades funcionais. Como todo alimento, é preciso comer de forma equilibrada. Recomendo cerca de 100g por dia, equivalente a dez unidades.

O pinhão é a semente da araucária e é rico em fibras que auxiliam no correto funcionamento do intestino, assim como na saciedade. Ele possui magnésio, excelente para o desenvolvimento e para o crescimento ósseo, além de auxiliar o desenvolvimento celular. O fósforo, necessário na contração muscular e na solidez de dentes e de ossos, também é encontrado no pinhão. Outro benefício da semente é a presença de carboidratos em boa quantidade e de potássio, importante para o funcionamento dos músculos e das células.

Pode ser consumido em substituição a farinha de trigo, já que não contém glúten. Basta cozinhar, deixar esfriar e triturar no processador. Você pode utilizar o pinhão em farofa, misturar no bolo, na salada, no arroz, no pastel de carne e em diversas outras preparações.

Confira a tabela nutricional:

Inverno Studio
Crédito da foto: Shutterstock