Temperos naturais podem ser preparados de forma prática

Não é novidade que sou apaixonada por cozinha, mas, como muitos de vocês, tenho uma agenda bastante corrida. Para ganhar tempo, procuro agilizar o pré-preparo de alguns alimentos, como os temperos indispensáveis na preparação de meus pratos. Cebola, alho, cebolinha verde, manjericão, manjerona e salsinha são alguns dos temperos que podem ser utilizados sem ter o trabalho de prepará-los a cada refeição.

A preparação do alho e da cebola é feita de maneira bem parecida: para utilizar o alho, descasque, aproximadamente, quatro cabeças de alho e pique em pedaços. Coloque em uma vasilha com 01 colher (chá) de sal e com um fio de azeite de oliva. Triture tudo com a ajuda de um mixer até virar uma pasta. Reserve em um recipiente de vidro – assim você evita que o pote fique com o cheiro do tempero – e cubra com azeite de oliva. Coloque a tampa e leve para a geladeira. O alho poderá ser utilizado por até 15 dias e o sabor permanece o mesmo, como se você tivesse picado na hora. Outra vantagem é que as pessoas que não gostam dos pedaços de alho no prato só sentirão o aroma e o sabor.

Com a cebola, você precisa apenas picá-la e/ou triturá-la sem colocar os outros ingredientes, recomendo cerca de três unidades de tamanho médio. Depois, reserve a pasta em um recipiente de vidro com tampa e leve à geladeira. O consumo pode ser feito em até 15 dias.

Outros temperos de folha, como salsa, cebolinha, manjericão, alho-poró, manjerona, podem ser congelados. Para isso, você precisa higienizá-los da forma correta, como explico aqui, deixá-los secar naturalmente sobre a bancada ou secá-los com pano de prato limpo ou com papel toalha. Quando as folhas estiverem bem sequinhas, pique conforme sua preferência e congele em um pote de vidro com tampa. Os temperos podem ficar no congelador por até 90 dias.

Para lembrar qual tempero combina com cada tipo de preparação, dá uma olhadinha aqui que tem dicas bem legais.

Inverno Studio
Crédito da foto: Shutterstock