O Outubro Rosa é uma importante campanha de conscientização sobre o câncer de mama celebrada anualmente. O movimento iniciou nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), um em cada três casos da doença pode ser curado se descoberto em fase inicial. Para isso, é necessário fazer rotineiramente o autoexame das mamas para identificar alterações anormais. Caso alguma dessas alterações seja percebida, procure ajuda médica o mais breve possível.
Não se pode apontar uma única causa para o desenvolvimento do câncer de mama. Existem muitos fatores que estão relacionados à dieta de vida, como obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Há, também, os fatores hormonais: primeira menstruação prematura, não ter gestado ou amamentado. Existe, ainda, a predisposição genética: histórico familiar de câncer de mama e ovário, principalmente em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos de idade.
A alimentação saudável fornece nutrientes que podem ter um caráter preventivo para algumas doenças. Os artigos científicos relatam a importância dos hábitos saudáveis para a prevenção do câncer de mama, tais como alimentação saudável regular, prática de atividade física orientada, redução do consumo de gorduras saturadas, diminuição no consumo de bebidas alcóolicas e ausência de tabagismo.
Existem alguns alimentos que podem auxiliar no tratamento do câncer de mama:
- Alimentos ricos em ômega3: sardinha, atum, arenque, salmão, óleo de canola, linhaça, noz, castanha do Brasil, soja. Deve-se consumir, no mínimo, duas vezes por semana alimentos desse grupo.
- Alimentos ricos em fibras: frutas, verduras, legumes e grãos integrais, como aveia, farelo de trigo, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, arroz, gergelim. Sempre opte pelos alimentos da estação, pois possuem baixo custo e maior concentração de nutrientes. Diariamente, devem-se consumir cinco porções de alimentos desse grupo.
- Vegetais crucíferos: repolho, couve, couve-flor, couve de Bruxelas e nabo. Incluir porções diárias no almoço e no jantar.
- Alimentos ricos em vitaminas C, A e E: ovos, agrião, espinafre, mamão, cenoura, manga, damasco, abóbora, laranja, limão, abacaxi, melão, acerola, semente de girassol, óleo de girassol, avelã, óleo de amêndoa, amêndoa, castanha do Brasil. Consumir todos os dias, no mínimo cinco porções de alimentos do grupo.
Para prevenir o câncer de mama, consulte periodicamente seu médico e frequente um nutricionista para realizar um plano alimentar adequado e individual.
Vamos vencer juntas essa batalha!