Peixe: os benefícios de consumir a porção certa

O consumo de peixe por brasileiros tem aumentado nos últimos anos segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Assim, aproximamo-nos dos 12 kg/habitante/ano, quantidade mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O peixe traz diversos benefícios à saúde, por isso é indicado consumir porções de 100g pelo menos duas vezes por semana.

Peixes são fonte de ferro, de vitamina B12 e de proteína de alto valor biológico, além de serem fáceis de digerir. Algumas espécies ainda são ricas em ômega três, benéfico para o coração, como atum, truta, salmão e sardinha, a última torna-se uma boa escolha pelo custo baixo e pela facilidade em ser utilizada em diversas preparações.

Para aproveitar bem os benefícios do peixe, é preciso prestar atenção à forma como é preparado. Muitas vezes é servido frito, deixando de lado as vantagens do consumo. O ideal é dar preferência a grelhados, a ensopados, a assados no forno ou na brasa. Como em tudo que é feito na cozinha, o uso da criatividade e a adaptação de receitas também são bem-vindos.

Outro aspecto importante é a escolha no momento da compra. Preste atenção aos seguintes cuidados:

Inverno Studio
Noum Project: Created by Norbert Kucsera